Entrevista a Antonio Damasio
Na página Amigos que gostam de Lewinson Art, o artista Antonio Damasio foi selecionado em setembro de 2025, pela sua qualidade e talento, para ser entrevistado e publicado na minha Galeria Virtual www.lewinsonart.com, que foi criada para divulgar arte.
1. De onde é?
1. Sou de Portugal da provincia de Baixo Alentejo.
2. Como começou na arte?
2. Comecei muito pequeno, talvez com 5 ou 6 anos já gostava muito de desenhar. Desenhava tudo o que via.
3. O que te inspira a criar uma obra?
3. Tudo o que observo me pode inspirar. A natureza em geral, pessoas, animais, objetos.
4. Fale-nos de uma experiência interessante da sua vida como artista?
4. A minha vida relacionada com a arte foi desenvolvida principalmente como professor do ensino básico em Portugal com alunos de 5°, 6°, 7° e 8° anos de escolaridade com idades entre os 10 e os 15 anos ensinando Educação Visual, Educação Tecnológica, Imagem e Comunicação e Ceramica. Estudei numa escola secundária artistica e fiz uma licenciatura em Artes plásticas em pintura na Faculdade de Belas Artes da universidade de Lisboa. Sempre desenhei e pintei até hoje, embora só tenha participado em duas exposições coletivas. Também adoro fotografar desde muito novo.
5. Gosta de trabalhar com algum tema específico?
5. Gosto de natureza, retrato e desenhar cenas do dia a dia. Gosto de desenhar em cadernos na rua em qualquer lugar.
6. Quais os artistas que influenciaram o seu trabalho?
6. Os naturalistas, como os impressionistas sempre me inspiraram. Van Gogh, Gauguin, Monet, Manet, Toulouse Lautrec, etc. Mas também gosto dos expressionistas. Paul Klee, Munch, Modigliani, Kandinsky. Surrealismo também com o grande Salvador Dali. Gosto de imensos...
7. Qual a resposta do público ao seu trabalho?
7. Como não tenho feito exposições dos trabalhos que faço não posso responder, no entanto o meu circulo de amigos e família normalmente gostam dos meus trabalhos.
8. Tem alguma obra favorita que tenha criado?
8. Gosto de algumas mais antigas das primeiras que fiz e de outras mais recentes. Não tenho uma que goste mais. Fiz trabalhos em varios estilos e técnicas diferentes. Normalmente gosto do que faço.
9. O que faria para despertar o interesse das pessoas pela arte?
9. Começava pelo ensino nas escolas porque os governos não dão muita importância a estas matérias. A cultura também não é muito apoiada no meu país. Eu como professor tentei sempre motivar os alunos para o conhecimento da arte e desenvolvimento da criatividade artística. É por aí que se deve começar.